top of page

Os jogos para PC têm superado os consoles há anos, e isso tende a aumentar.

  • Foto do escritor: Griffith Souls
    Griffith Souls
  • 16 de jan.
  • 2 min de leitura


O "Epyllion", grupo de Matthew Ball, fizeram um trabalho incrível, esse trabalho se trata de uma análise gigantesca a respeito do mercado de games em 2025. Abaixo teremos um resumo da análise de dados a respeito do PC, console, e Mobile traduzido direto do pessoal da Insider-Gaming.


Um dos slides revelou que, desde 2011, os gastos com conteúdo no PC superaram a receita de consoles de "sala de estar" em mais de 65% e geraram 225% a mais do que os gastos combinados com consoles. Isso totaliza US$ 30 bilhões, se quisermos colocar em números. Esses números excluem hardware e acessórios.


O relatório também mostrou que os jogos mobile estão muito à frente tanto das plataformas de PC quanto de console, representando a maior fonte de receita na indústria de jogos.


Essa estatística foi registrada apesar de um aumento de US$ 18 bilhões nos gastos com plataformas de console em 2024 em comparação com 2011. Esse aumento de 75% ainda é superado pelos gastos com conteúdo nas plataformas de PC.


Mas por que o PC está se tornando cada vez mais popular e muito mais lucrativo?


A Epyllion sugeriu que isso se deve a alguns motivos principais:


  • As plataformas de PC têm uma biblioteca de jogos muito maior e "quase total compatibilidade retroativa".

  • Em um PC, é possível realizar multitarefas (streaming, comunicação, alternar janelas com alt+tab, usar múltiplos monitores).

  • Custo de entrada mais baixo do que os consoles.

  • Desempenho superior no topo de linha.

  • Melhor para esports e jogos competitivos.

  • Capacidade de jogar mais jogos em acesso antecipado.

  • Mais lançamentos anuais de jogos.

  • Exclusivos de console estão agora chegando ao PC.


É fácil perceber de onde vem parte desse dinheiro. Por exemplo, o "mercado de skins" de Counter-Strike, que estreou em 2013, agora vale cerca de US$ 5 bilhões e está atrelado exclusivamente ao PC.


As vendas de consoles domésticos caíram um pouco nesta geração em comparação com "eras" anteriores, enquanto os jogos para PC continuam mostrando crescimento consistente.


Segue a gente no X!
Segue a gente no X!

1 Comment


Marco Antônio
Marco Antônio
Feb 13

SUPREMACIA PC

Like
bottom of page