Os jogos para PC têm superado os consoles há anos, e isso tende a aumentar.
- Griffith Souls
- 16 de jan.
- 2 min de leitura

O "Epyllion", grupo de Matthew Ball, fizeram um trabalho incrível, esse trabalho se trata de uma análise gigantesca a respeito do mercado de games em 2025. Abaixo teremos um resumo da análise de dados a respeito do PC, console, e Mobile traduzido direto do pessoal da Insider-Gaming.
Um dos slides revelou que, desde 2011, os gastos com conteúdo no PC superaram a receita de consoles de "sala de estar" em mais de 65% e geraram 225% a mais do que os gastos combinados com consoles. Isso totaliza US$ 30 bilhões, se quisermos colocar em números. Esses números excluem hardware e acessórios.
O relatório também mostrou que os jogos mobile estão muito à frente tanto das plataformas de PC quanto de console, representando a maior fonte de receita na indústria de jogos.
Essa estatística foi registrada apesar de um aumento de US$ 18 bilhões nos gastos com plataformas de console em 2024 em comparação com 2011. Esse aumento de 75% ainda é superado pelos gastos com conteúdo nas plataformas de PC.
Mas por que o PC está se tornando cada vez mais popular e muito mais lucrativo?
A Epyllion sugeriu que isso se deve a alguns motivos principais:
As plataformas de PC têm uma biblioteca de jogos muito maior e "quase total compatibilidade retroativa".
Em um PC, é possível realizar multitarefas (streaming, comunicação, alternar janelas com alt+tab, usar múltiplos monitores).
Custo de entrada mais baixo do que os consoles.
Desempenho superior no topo de linha.
Melhor para esports e jogos competitivos.
Capacidade de jogar mais jogos em acesso antecipado.
Mais lançamentos anuais de jogos.
Exclusivos de console estão agora chegando ao PC.
É fácil perceber de onde vem parte desse dinheiro. Por exemplo, o "mercado de skins" de Counter-Strike, que estreou em 2013, agora vale cerca de US$ 5 bilhões e está atrelado exclusivamente ao PC.
As vendas de consoles domésticos caíram um pouco nesta geração em comparação com "eras" anteriores, enquanto os jogos para PC continuam mostrando crescimento consistente.
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