top of page

Microsoft está investindo muito recentemente em IA para ajudar no seu setor de games.

  • Foto do escritor: Griffith Souls
    Griffith Souls
  • 19 de fev.
  • 2 min de leitura
"Entrevista mostrando o Muse, programa de IA da Microsoft."
"Entrevista mostrando o Muse, programa de IA da Microsoft."

Hoje, a empresa está revelando o que chama de um avanço na IA para jogos. O novo modelo Muse AI da Microsoft pode ajudar os desenvolvedores do Xbox a criar partes de jogos no futuro, e a empresa diz que está até explorando o potencial de usá-lo para preservar jogos clássicos e otimizá-los para hardware moderno.


O programa chamado "Muse", é um sistema de modelo de IA feito para gerar ambientes baseados em visuais ou ações controladas pelo jogador. Essa ferramenta é capaz de entender um mundo 3D, sua física, e como o jogador interage com esse mundo.


Segundo Fatima Kardar, vice-presidente corporativa de IA para jogos na Microsoft:


"Isso permite que o modelo crie uma jogabilidade consistente e diversificada gerada por IA, demonstrando um grande avanço em direção a modelos de IA generativa que podem capacitar os criadores de jogos".


 A Microsoft também está explorando como o Muse pode ajudar os desenvolvedores a criar protótipos de jogos ou como as equipes poderiam adicionar novas experiências impulsionadas por IA a títulos existentes. Algumas pequenas experiências interativas de jogos com IA estarão disponíveis em breve no Copilot Labs para que as pessoas possam testar. A Microsoft também planeja compartilhar ferramentas e experimentos de IA com jogadores e criadores do Xbox “mais cedo”, para garantir que suas inovações em IA abordem problemas reais e agreguem novo valor à criação ou ao jogo no Xbox.


Uma curiosidade sobre o programa de IA Muse:


O modelo Muse foi treinado com uma grande quantidade de dados de jogabilidade humana do jogo do Xbox Bleeding Edge, graças a uma colaboração entre a Microsoft Research e o estúdio Ninja Theory, ambos sediados em Cambridge, no Reino Unido. “Essa parceria nos permitiu colaborar de perto com o estúdio de jogos para entender o que precisa estar em vigor e como podemos, de forma responsável, desbloquear o acesso a uma grande quantidade de dados de jogabilidade”, diz Katja Hofmann, líder da equipe de inteligência de jogos da Microsoft Research.



Lembrando que já existe muito medo por parte dos desenvolvedores e estúdios de jogos sobre como a IA pode afetar o processo criativo de criação de games, especialmente em um momento em que quase não passa uma semana sem demissões na indústria de jogos. Um relatório recente revelou que 1 em cada 10 desenvolvedores de jogos perdeu o emprego apenas em 2024.


Créditos: The Verge


Segue a gente no X pai!
Segue a gente no X pai!

Comments


bottom of page