Dynasty Warriors: Origins vale a pena?
- Griffith Souls
- 20 de jan.
- 5 min de leitura
"I am the Greatest Warrior of the Three Kingdoms!"
Essa análise não possui spoilers de qualquer tipo
Plataforma Jogada: Steam
Escrito por: Griffith, fundador da DungeonBits

O que é Dynasty Warriors: Origins?
Dynasty Warriors é um jogo de ação, RPG e estratégia, desenvolvido e publicado pela Koei Tecmo Games. Ele é um reinício da franquia, agora com um novo personagem, com o qual (você escolhe o nome) você lutará através dos reinos para conquistar a paz e, claro, unificar a China antiga.

Jogabilidade e mecânicas gerais
Em Dynasty Warriors, o jogo possui uma espécie de dois estágios. O primeiro é semelhante a vários jogos mais antigos de JRPG, onde você caminha por um cenário que se assemelha a um mapa de mesa. Nele, há vários pontos de interesse onde você pode realizar diversas atividades, como lutar em batalhas, aceitar missões de outros guerreiros, melhorar sua conexão com eles, treinar, coletar itens para aprimorar seu equipamento e iniciar as batalhas, que constituem o segundo estágio. Um é mais "estratégico", enquanto o outro é a fase de batalha, onde você pode derrotar milhares de inimigos no cenário, quase se sentindo como um deus.

Dá para melhorar suas armas com algumas gemas que você encontra nas partidas, completando missões ou trocando itens por elas. Você pode comprar habilidades em vendedores que permitem aniquilar os inimigos ou, se preferir, completar missões para conseguir novas habilidades. Conforme você joga, vai liberando mais armas diferentes para usar, e também dá para conseguir roupas novas conforme o jogo se desenrola.

Até ganhamos novos cavalos durante a jogatina, e dá para aumentar o nível deles e conseguir novas habilidades, como aumentar o dano da habilidade de atropelar todos, entre outras. Inclusive, durante as batalhas, dá para fazer um duelo contra seus adversários, o que é bem legal, com os soldados ao redor apenas observando o combate entre os generais, e digo mais, dependendo de qual arma você usar, as coisas ficam mais legais ainda nas animações.

Temos várias habilidades para usar e, claro, podemos dar ordens para nossos soldados executarem táticas, como lançar uma chuva de flechas nos inimigos. Se bem executada, a tática pode mudar o rumo da batalha, pois reduz a moral dos inimigos. E, claro, os inimigos fazem o mesmo.
O combate não é mais um button smash como nos jogos anteriores; agora você realmente precisará jogar. É necessário desviar, realizar parry, usar habilidades nos momentos certos e ser preciso em suas ações para evitar falhas nas missões. O jogo trouxe um aumento muito necessário na dificuldade.
Temos até elementos sobrenaturais no jogo, como soldados fantasmas que não podem ser mortos até que usemos uma habilidade especial, permitindo que vejamos a fonte do poder que os controla.

O combate é muito divertido; você literalmente se sente um herói lutando pela justiça em um período que não volta mais. Não importa o que aconteça, você sempre estará envolvido nas batalhas mais icônicas e enfrentará os adversários mais lendários. Além disso, há todo o mistério do seu passado e o que ele representa para as pessoas ao seu redor. Você terá escolhas e poderá conversar com outros generais, fazer amizade com eles, mesmo sendo seus inimigos. Mas, quando o combate chegar, prepare-se para chorar, porque eles não vão se segurar só porque você é amigo deles. Afinal, eles lutam por um ideal, por um mundo melhor, assim como você.

Inovação em Musou?
Não é segredo que os jogos das franquias Samurai/Dynasty Warriors são praticamente a mesma coisa desde a era PS2, com raras mudanças. Porém, a coisa mudou com Origins.
Vou citar algumas novidades que, para mim, reacenderam meu amor pelo musou:
Você joga com o personagem principal que é o protagonista do game, uma espécie de guardião cujo objetivo é manter a paz
Novos personagens com poderes sobrenaturais
O foco é a história do seu personagem, e é com ele que você vai jogar
Refizeram as animações de ataques especiais
Você tem parry agora
Tem uma habilidade especial além do parry, que cancela os ataques poderosos dos inimigos
O game tem uma mecânica onde você pode perseguir o Lu Bu, guerreiro mais forte do game, e ela é bem divertida
O game tem o seu auge nos momentos onde Lu Bu aparece, a música de combate até muda, e ele é muito forte, e tem até um desespero dos seus aliados ao se deparar com ele.
A mecãnica de se juntar ao seu exército e avançar em cojunto enquanto tem um efeito de câmera super legal junto é algo que te deixa muito animado.
Quando você domina um castelo, da para ver os seus soldados destrancando as portas, ou quando você mesmo quer invadir uma fortaleza, você chama seus aliados e eles arrombam a porta.
Essas são algumas coisas que eu lembrei, ou pelo menos não achei que foram tão bem feitas em games anteriores.

Ambientação & História
O jogo é baseado no Romance dos Três Reinos, e você se encontrará na China antiga, com paisagens dignas de lendas e, claro, muito combate e injustiça envolvidos. Basicamente, a sociedade está dividida entre os soberanos, que são ricos e maltratam a população, que vive em constante pobreza e conflitos internos por recursos, até que algumas pessoas decidem se unir para pôr fim a esse sofrimento, enfrentando os tiranos.
Quanto à história, muita gente já conhece a narrativa dos Três Reinos, que se resume a três facções lutando para dominar a China, cada uma acreditando estar lutando contra forças corruptas e fazendo justiça. Estou evitando spoilers porque a história é boa, e Lu Bu é a cereja do bolo.

Bugs e Otimização
Não tive nenhum bug ou problema de otimização no game, meu jogo rodou super bem com tudo no máximo, é difícil achar isso hoje em dia não é mesmo?
Polêmicas
Não tenho conhecimento de nenhuma polêmica do game, a não ser de que agora o foco é no novo personagem, você pode até jogar com outros personagens durante os combates, mas o foco é definitivo na aventura do seu herói.

Nota Final: 8/10
Recomendado para quem ama a cultura chinesa, gosta de batalhas épicas com milhares de inimigos vindo para cima, ou adora se sentir um deus entre os homens, e claro, se você é fã de musou já que o negócio é bem específico.
Considerações Finais:
Zero bugs
Jogabilidade muito fluída
Várias habilidades e armas diferentes para usar
Idioma que joguei foi em inglês
Personagens muito bem feitos
Você vai jogar com um personagem o game todo, pode até trocar para um outro guerreiro durante os combates, mas em resumo o foco é só no protagonista
Gráficos estão melhores do que nunca
O game é extremamente caro, custa R$ 350 reais mesmo estando na Steam
O game é bem repetitivo e se torna chatinho depois de um tempo
Você pode precisar farmar xp para aumentar seu nível e facilitar os combates, o que é um pouco ruim caso queira focar na história principal
Comments